Programação Máquinas CLP (PLC) IHM Supervisório Nova Odessa

Aqui, sem dúvida está, um grande diferencial da empresa: os sócios são formados em Mecatrônica e Ciência da Computação e possuem largo conhecimento em desenvolvimento de sistemas e software. A maioria dos equipamentos que possuem diversos sensores, acionadores e motores, são controlados por um programa inserido em um controlador que possui seu algoritmo inteligente para controlar todo o equipamento e, acredite, é bom que esse algoritmo seja bem inteligente porque ele faz toda a diferença em sua qualidade de produção e manutenção Programação Máquinas CLP (PLC) IHM Supervisório Nova Odessa.
Na Syntro Automação utilizamos arquitetura de software, com várias regras e métodos para desenvolver uma análise e ação de um equipamento em funcionamento no meio da fábrica. Nosso desenvolvimento é padrão, com um determinado treinamento, ou seja, qualquer especialista na área poderá realizar o reparo ou melhorias no projeto Programação Máquinas CLP (PLC) IHM Supervisório Nova Odessa.
- CLP/IHM
- SERVO MOTOR
- VISÃO DE MÁQUINA
- RASTREABILIDADE
Impossível não pensar em um CLP / IHM no processo automático. Estão presentes em todas as indústrias que possuem automação em seu processo e, a Syntro Automação possui uma das melhores arquiteturas de desenvolvimento de softwares para CLP e IHM. Trabalhamos com padrão e paradigma sequencial que está funcionando em mais de 50 equipamentos industriais com ótimos desempenhos.
No CLP trabalhamos com processos automáticos utilizando sequencias do processo, sendo ela “simples” quando o processo é uma única linha de montagem, não realizando processos paralelos, ou múltiplas quando um processo é dividido em várias etapas funcionando em paralelo, tornando assim, mais rápido o processo. No CLP também adquirimos regras de segurança mecânica e operacional: na mecânica, regras que impedem de realizar erros operacionais e danificar o equipamento e, na segurança operacional que serve como mais uma via de segurança do operador do equipamento, conforme as normas NR12.
A IHM é fundamental porque permite as dinâmicas de produção e mostra todos os estados do equipamento, seja em falhas, alarmes, mensagens do processo, valores e outras. Com isso conseguimos ajustar, melhorar, monitorar e controlar todas as partes.
O servo motor é um dos componentes que ajudam a Syntro Automação a cumprir a meta do seu slogan que é velocidade e precisão. Os servos motores possuem um software que deve ser bem programado ou parametrizado, seguindo as orientações de seu fabricante. Fazemos esses motores funcionar com uma ótima produtividade sem comprometer sua qualidade e, melhor, com ele criamos projetos articulados possibilitando uma máquina executar dinâmicas na fabricação de produtos diferentes no mesmo equipamento.
O sistema de visão é muito empregado na automação, porém, não tanto quanto deveria. Muitas vezes a empresa deixa de utilizar o sistema de visão para utilizar sensores convencionais por serem mais econômicos, porém, em muitos projetos, isso não é a realidade. Muitos engenheiros acreditam estar economizando quando não colocam sistema de visão e sensores, mas não levam em consideração o número de entradas que estão gastando, a dificuldade de se posicionar um sensor, manutenção e o custo com suportes. O sistema de visão é bem mais prático quando se possui conhecimento no assunto.
Sabemos dos elevados custos com sistema de visão, mas a Syntro Automação não pode deixar de utilizar tal tecnologia e recurso, então trabalhamos no desenvolvimento de software com vídeos analíticos para solucionar os problemas assim como a utilização de bibliotecas Roborealm, OpenCv e outras.
Rastreabilidade é algo muito utilizado atualmente nas indústrias. Com ela podemos realizar uma dinâmica impressionante no processo fabril e, atualmente, as empresas automotivas, utilizam esse método para, por exemplo: na montagem de um carro, existem vários parâmetros que devem possuí-la ou não. Imagine que o carro que está em uma linha de produção e irá possuir freios ABS; com isso, quando o carro chegar no posto de montagem de freio, deverá ser inserido um freio ABS e não um freio convencional, então o robô pega o freio ABS e insere no carro. Mas como ele sabia que naquele carro iria freio ABS? A rastreabilidade possui um código único daquele carro, então, tudo que vai nesse caro está relacionado a esse código. Em qualquer fábrica automotiva nova, os carros são produzidos, independente do seu modelo, na mesma linha de produção; assim a linha se adequa automaticamente para a montagem daquele determinado carro, e isso é possível graças a rastreabilidade do produto. Esse mesmo conceito é aplicado nas fábricas de notebooks, celulares, aparelhos domésticos entre outros.
A rastreabilidade pode funcionar com sistemas de RFID, OCR, código de barras ou um simples código numérico no produto.
SISTEMAS SUPERVISÓRIOS (Nova Odessa)
Programação Máquinas CLP (PLC) IHM Supervisório Nova Odessa

A engenharia de software da Syntro Automação é especializada em desenvolver soluções inteligentes que permitem controlar todo o processo de uma fábrica. Os sistemas possuem integração com as máquinas em tempo real, monitorando, controlando e registrando as informações, tornando possível a utilização de relatórios e gráficos para melhorar o controle e a tomada de decisões dos gestores, Programação Máquinas CLP (PLC) IHM Supervisório Nova Odessa.
- Multi plataformas
- Ambiente interativo.
- Banco de dados seguro.
- Segurança no controle de acesso
- Dinâmicas nas receitas e parâmetros.
- Ambiente com design de qualidade.
- Relatórios bem elaborados
- Ambiente dedicado para alarmes e falhas
REDES INDUSTRIAIS (Nova Odessa)
Programação Máquinas CLP (PLC) IHM Supervisório Nova Odessa

Utilizamos com frequências as redes Fieldbus, que é uma comunicação em rede industrial, para controle em tempo real, ou seja, com a rede Fieldbus é possível interligar todos os equipamentos de uma indústria Programação Máquinas CLP (PLC) IHM Supervisório Nova Odessa.
Os principais benefícios dessa tecnologia é ter acesso às informações de forma rápida e simplificada através de um sistema para organizá-las e apresentá-las. Vamos aqui classificar a rede em três níveis: rede de máquinas, rede da fábrica e rede corporativa. Essas redes são essenciais para ser uma indústria 4.0 Programação Máquinas CLP (PLC) IHM Supervisório Nova Odessa.
- REDE DE MÁQUINA
- REDE DE FÁBRICA
- REDE CORPORATIVA
Rede máquina, são redes IO-Link,pro
fnet, EtherNet/IP, Ethercat e outras redes. Essas redes são muito boas para trabalhar com troca de informações entre os dispositivos, controladores e periféricos de uma máquina. A troca de informação entre os dispositivos por I/O discreto, como muitas empresas implementam, são bem inferiores quando comparada a troca de informação via serial (Fieldbus). Começando pela limitação de informação e também pela carga de cabos precisos para realizar tal trabalho, ocupando mais espaço e necessitando de um painel elétrico maior, com a rede Fieldbus, a troca de informação entre os equipamentos fica bem mais ampla, fazendo com que o equipamento tenha informação mais detalhada, o que possibilita uma decisão mais refinada sobre o processo. Os diagnósticos são muito eficientes em termos de manutenção e alteração do projeto.

Rede de fábrica é a rede onde todas as máquinas se comunicam, seja através de um sistema SCADA (Sistema Supervisório) ou entre si. Um exemplo básico: se uma máquina depende do produto que vem de outra, essa máquina pode informar sua velocidade de trabalho, para que a máquina que recebe a sua produção possa calcular a velocidade de seus motores para manter a produção alinhada. Outro exemplo é quando uma máquina, que depende de uma determinada matéria prima que vem de outro equipamento, conversa com o equipamento para entregar tal quantidade de matéria prima, não gerando assim desperdício. Essa rede também alimenta os famosos sistemas Supervisórios Scadas, que mostram status de todas as máquinas em um único local, normalmente essas redes são do tipo, IOT, OPC, ETHENET.

As redes corporativas são sistemas corporativos, como ERPs e outros, que necessitam de dados da fábrica. Nessa rede corporativa todos os departamentos têm acesso aos dados da fábrica em tempo real, por exemplo: como está a produção, manutenção, matéria prima e operação humana. Com isso é possível gerar gráficos, atualizar uma planilha, gerar relatórios e realizar automações nas informações como por exemplo: disparar um e-mail de compra quando a matéria prima estiver acabando, atualizar urgência de manutenção preventiva antes de ocorrer o problema no equipamento, impedindo que a produção atrase ou, informar o cliente o momento em que se pode realizar a retirada do material, sendo possível criar diversas operações.